Oi Luana! Primeiramente, vc não é um lixo. Certamente é uma pessoa jovem que ainda vai mudar muito e ficará ainda mais bonita. Vai amadurecer e aprender a lidar com essas questões de outro modo. Sei que é difícil tudo isso, mas não desanime, não fique triste e não se deixe vencer!
Eu te entendo pq passo e passei pela mesma coisa que vc. Essas pragas surgiram em mim com 16 anos, hoje já estou com quase 30. Vivo uma vida de limitações, me escondo nas roupas, evito usar roupas que deixem elas aparecendo, uso calça o tempo todo, quando vou à praia vou sozinha e quando alguém se aproxima disfarço e saio. Essas e várias situações de restrições, evito as pessoas, é difícil me relacionar, me sinto horrível quando alguém repara nelas. Enfim, é triste, chato e incômodo tudo isso.
Não me sinto à vontade para desabafar e falar sobre isso com ninguém, nem com minha mãe, já chorei muuuuitas vezes e quando penso nelas e em todas as privações bate uma tristeza, um desespero e choro de novo, mas encontrei aqui um lugar em que me sinto reconfortada (mil vezes obrigada ao idealizador disso tudo: A1 e aos que participam ativamente)para desabafar, trocar opiniões de maneira relativamente confiável sobre os tratamentos e etc.
Há alguns anos lendo sobre tratamentos nos foruns, comunidade do orkut, blogs e comentários e outros pude chegar a conclusão de que os tratamentos que irão trazer algum resultado positivo serão sempre os que consistirem na seguinte dinâmica:
1. A pele ser forçada a produzir novo colágeno/elastina naquela região.
2. Para que isso ocorra ela deverá ser "machucada" até certo ponto.
3. Em conjunto, na recuperação da região, deverão ser utilizados cicatrizantes, hidratantes, ingestão de boa quantidade de água e etc junto com algum ácido (retinóico, glicólico etc) para potencializar a produção do colágeno da região.
4. A nova camada de pele produzida vai resultar numa melhor aparência e consequente amenização da estria.
5. Esse processo feito repetidamente irá consequentemente trazer resultado positivo, seja a loooooongo, médio ou curto prazo a depender de variáveis de que cada pele/organismo reage de uma maneira e deve-se levar em conta a quantidade e espessura dessas estrias, bem como o tempo de existência.
Por isso, acho que tratamentos como dermarroller, lixa, pedra pomes e dermógrafo (micropunturação) podem EFETIVAMENTE trazer resultados positivos reais combinados com outros produtos que auxiliem e que já mencionei. Os demais tratamentos eu não acredito não porque já li mts opiniões, conversei com pessoas que já fizeram e não recomendam.
Garantia de cura? Pra mim não existe.
Melhorar 100%? Também não acredito.
Melhorar aparência e amenizá-las a ponto de ficarem quase imperceptíveis? Acredito que seja muuuuuito possível, mas claro, requer paciência, persistência e disciplina pra seguir a risca o que deve ser feito durante o tratamento. Vão ter dias difíceis em que a vontade é jogar tudo pro alto e desistir? Sim, mas temos que ser "maiores" do que o dano que elas causam na nossa vida. Temos que seguir firmes no nosso objetivo de eliminá-las ou amenizá-las.
Eu cheguei no meu limite esse ano, não aguento mais viver uma vida com restrições por causa dessas malditas, por isso, meti a lixa, dermarroler e pedra pomes, e só acho que errei em não dar um intervalo maior de descanso/recuperação para minha pele entre os lixamentos e por essa razão acabei manchando ela, no entanto, ela já esta clareando, então estou mais tranquila. Quando eu completar uns 30 dias da última lixada, tiro foto e coloco no meu diário de tratamento para fazer uma comparação, APARENTEMENTE até agora, acho que houve uma melhora na aparência da minha pele sim. Mas isso, só poderei afirmar com certeza quando completar os 30 dias de intervalo e minha pele estiver bem clarinha.
Quando isso ocorrer vou tentar fazer uma sessão de micropuntura pra ver o que acontece, se traz ou não os tais resultados que andam comentando tanto ultimamente, se após isso, eu concluir não vale a pena nem a micropuntura e nem a lixa/pedra pomes, vou procurar um dermatologista especializado em estética e estrias e deixar ele me avaliar e recomendar algum tratamento.
Espero ter te reconfortado um pouco, fique mais calma, eu sei que é difícil, mas saiba que há sim, opções para amenizar e melhor a aparência dessas pragas, o negócio é combinar tratamentos e seguir na busca de melhores resultados.
Boa sorte pra nós né, e precisando conversar, desabafar e etc, conte com o meu apoio. Bjs